Porquê conservar o Saramugo?
 
 

O saramugo (Anaecypris hispanica) é uma das espécies piscícolas de água doce mais ameaçada do nosso país e da Península Ibérica.

Esta espécie está classificada como “Em perigo” à escala glogal e “Criticamente em perigo” a nível nacional, estatuto esse que partilha com espécies como o Lince-ibérico e a Águia-imperial.

A necessidade de conservar o saramugo não se prende apenas com o saramugo. Quando uma espécie, muito específica de um determinado habitat, se encontra ameaçada representa que todo o habitat está em perigo, incluindo muitas outras espécies e, quando a maioria dos fatores que estão na base dessa ameaça são de origem humana então temos a responsabilidade de tentar corrigir esses fatores.

Ao intervirmos na conservação do saramugo, nos fatores de ameaça e no seu habitat estamos a melhorar todo o ecossistema.

 

Rede de Custódia

Agenda - Próximos Eventos
2017-06-05
17:00
Ponte de Giões
Inauguração da área de lazer construida no âmbito do LIFE Saramugo
2017-05-27
10:00-12:30
Casa da Moagem em Safara
Vamos dar a conhecer o Saramugo e o Projeto que o pretende conservar.
Últimas Notícias

A LPN está a promover a criação de Redes de Custódia para a conservação do saramugo, dos charcos temporários mediterrânicos e da águia-imperial no âmbito dos Projetos LIFE em curso no Sul de Portugal.

O Parque de Merendas e Lazer das Relíquias recentemente inaugurado junto à Ribeira do Vascão conta com a colaboração do Projeto LIFE Saramugo.

A equipa do LIFE Saramugo apresentou um balanço de execução do Projeto à Comissão Europeia.

Espaço Kids
Descobre a brincar
» saber mais
Sabia que...?
O Saramugo explica
» saber mais
Vamos relaxar
com o Saramugo
» saber mais
Top