Porquê conservar o Saramugo?
 
 

O saramugo (Anaecypris hispanica) é uma das espécies piscícolas de água doce mais ameaçada do nosso país e da Península Ibérica.

Esta espécie está classificada como “Em perigo” à escala glogal e “Criticamente em perigo” a nível nacional, estatuto esse que partilha com espécies como o Lince-ibérico e a Águia-imperial.

A necessidade de conservar o saramugo não se prende apenas com o saramugo. Quando uma espécie, muito específica de um determinado habitat, se encontra ameaçada representa que todo o habitat está em perigo, incluindo muitas outras espécies e, quando a maioria dos fatores que estão na base dessa ameaça são de origem humana então temos a responsabilidade de tentar corrigir esses fatores.

Ao intervirmos na conservação do saramugo, nos fatores de ameaça e no seu habitat estamos a melhorar todo o ecossistema.

 

Rede de Custódia

Agenda - Próximos Eventos
2017-06-05
17:00
Ponte de Giões
Inauguração da área de lazer construida no âmbito do LIFE Saramugo
2017-05-27
10:00-12:30
Casa da Moagem em Safara
Vamos dar a conhecer o Saramugo e o Projeto que o pretende conservar.
Últimas Notícias

A equipa do LIFE Saramugo apresentou um balanço de execução do Projeto à Comissão Europeia.

Na primavera de 2015, a equipa do Projeto realizou a amostragem da ictiofauna em 45 estações de amostragem, na bacia do Guadiana.

Projeto LIFE Saramugo apresenta os principais resultados da avaliação do potencial impacte da espécie invasiva alburno sobre as populações de saramugo

Espaço Kids
Descobre a brincar
» saber mais
Sabia que...?
O Saramugo explica
» saber mais
Vamos relaxar
com o Saramugo
» saber mais
Top